Tape Contensivo

Início / Tape Contensivo

Tape Contensivo - Luiza Hoscheidt - Fisioterapia Dermatofuncional - Porto Alegre

Nos últimos anos, a fisioterapia tem evoluído muito no âmbito da cirurgia plástica, muitos conceitos utilizados por muitos anos caíram por terra, assim como, novas técnicas desenvolvidas para promover uma recuperação mais tranquila, com menos dor e menos complicações aos pacientes submetidos a cirurgias plásticas.

Quando se fala de fisioterapia no intraoperatório, uma das técnicas mais utilizadas recentemente é a aplicação das tão comentadas fitas que podem ser chamadas de tapes, tapings e/ou bandagens.  As bandagens funcionais ficaram famosas durante as olimpíadas com o seu uso muito disseminado entre os atletas, com inúmeras cores e técnicas de aplicação.

Em cirurgias plásticas, essa técnica fisioterapêutica é realizada ainda no bloco cirúrgico, imediatamente pós o término da cirurgia, com o objetivo principal de controlar a fase hemorrágica (prevenindo a formação de roxos – equimoses -e promovendo a absorção de roxos já formados) e a fase inflamatória.

A pergunta é, como eles funcionam?

O papel do tape contensivo no intraoperatório é diminuir a área de lesão causada pela cirurgia, reduzindo o espaço morto formado pela remoção de gordura e descolamentos de pele, reduzindo o processo inflamatório local, diminuindo os sangramentos e reduzindo o acúmulo de líquidos.

Quais os benefícios da utilização dessa técnica?
Quanto tempo devo utilizar?

Os pacientes permanecem com as bandagens por 4-8 dias após a aplicação e a retirada é realizada no consultório.

Quais cirurgias tem indicação?

Todas as cirurgias em que ocorre descolamento de pele, as principais são:

• Lipoaspiração;
  • Abdominoplastia;
  • Maxtopexia;
  • Mamoplastia;
  • Cruroplastia;
  • Lifting de braço;
  • Ritidoplastia;
  • Rinoplastia;
  • Blefaroplastia;
  • Bichectomia.

Ficou com mais dúvidas ou interessado na técnica para a sua cirurgia? Entre em contato com a nossa equipe para mais informações.