O conceito da Criolipólise – Crio: Frio / Lipólise: Degradação do tecido adiposo.
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é um tratamento que reduz a gordura localizada de 10 a 30% utilizando-se de uma tecnologia de resfriamento, em que as células de gordura são atingidas pelo frio controlado, danificando seletivamente as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próxima.
A técnica estimula apoptose (morte) do adipócito e também um processo inflamatório controlado. Inicialmente as células de defesa cercam e começam a digerir as células lipídicas, isso faz parte da resposta natural do organismo à lesão, sendo eliminadas no organismo pelo sistema linfático.
É um método não invasivo, sem anestesia ou qualquer substância injetável. Utiliza-se uma manta protetora descartável no local da aplicação para proteger a pele do frio. Não é necessária uma preparação específica para o paciente realizar a criolipólise, a pessoa pode consumir alimentos e se exercitar normalmente antes e depois do tratamento.
A Criolipólise pode ser aplicada em diversas regiões do corpo que apresentem gordura localizada. As regiões mais realizadas são: abdome, flancos, braços, costas, interno de coxas e culotes.
O tratamento com a Criolipólise não é dolorido, mas o paciente tem a sensação de que estão puxando intensamente o local pelo vácuo que a manopla faz, o que garante um isolamento do tecido adiposo, para que posteriormente seja resfriado de forma eficaz as células de gordura.
Geralmente as pessoas realizam somente uma sessão. Porém, o paciente poderá realizar uma segunda sessão no mesmo local após 90 dias da primeira aplicação.
Como o método é realizado a partir de um aplicador por área a ser tratada, cada região leva em torno de 60 minutos de aplicação. O paciente pode fazer em torno de 6 regiões no mesmo dia.
Os resultados podem ser notados a partir de 30 dias, dependendo da resposta de cada organismo frente a técnica. O resultado final é até 90 dias.
- Obesidade
- Gestantes
- Cirurgias recentes
- Infecções de pele
- Diabéticos não controlados
- Hérnia no local a ser tratado
- Urticária ao frio
- Doenças autoimunes